Arquitetura
O projeto arquitetônico foi concebido por Edison Musa Arquitetos Associados, um dos mais renomados grupos de projetistas brasileiros dedicados a imóveis comerciais de grande porte.

Erguido no terreno do centenário Colégio São Luís, o Edifício São Luiz Gonzaga é um dos maiores da Avenida Paulista, ocupando quase toda a extensão de uma quadra. Em sua vizinhança predominam construções mais antigas, o que destaca ainda mais o estilo pós-moderno do prédio, expresso nos painéis de alumínio e no uso de vidros refletivos.

Externamente, o Edifício mostra uma trama de figuras geométricas em forma de grelha, elaborada com revestimento metálico, que se junta à fachada de cortina de vidro, com laminados refletivos azuis de 10mm.

Os 22 pavimentos se organizam em torno de um pórtico externo em aço e vidro, com 18 metros de altura, que dá acesso ao imponente hall de entrada, com pé direito de 6 metros, e piso em granito brasileiro raro. Nos andares, sanitários e copas receberam piso de cerâmica e as paredes são de laminado melamínico.

Pavimentos
Internamente, os 22 pavimentos-tipo, têm 1.820 m2 cada um, uma das maiores áreas da cidade de São Paulo.

Os pilares aparecem em quantidade reduzida e localizados na periferia do andar, facilitando a organização dos espaços e permitindo uma divisão em dois conjuntos de 915m2, ou em até 4 conjuntos com áreas privativas entre 412m2 e 497m2, módulos adequados às modernas empresas do setor de serviços.

Os pavimentos incorporam ainda toda a infra-estrutura para inteligência predial, incluindo cabeamento estruturado de fibra ótica. Isso permite alta velocidade na transmissão de voz, texto, dados e imagens e possibilita a conexão de equipamentos de informática em curto espaço de tempo, sem a necessidade de pontos pré-estabelecidos.

Elevadores
Um dos destaques do Edifício é seu conjunto de 17 elevadores de alta performance, com velocidade de 4m/s.

14 deles têm cabines de grande dimensão (24 passageiros por cabine) e dividem-se em dois grupos (zonas alta e baixa), uma fórmula planejada que permite atender adequadamente a demanda de tráfego do prédio.

2 deles ligam o térreo ao primeiro subsolo de garagem. Há ainda um elevador de menor dimensão e velocidade, que percorre todos os andares e serve para situações emergenciais. Os bombeiros podem trafegar nele mesmo em caso de incêndio.

Heliponto
O Edifício São Luis Gonzaga está equipado com um heliponto destinado a aeronaves até porte 5, correspondente a cinco toneladas.

Segurança
O sistema de controle ambiental, segurança e administração predial oferece os equipamentos mais modernos de automação predial disponíveis no mercado.

O Centro de Controle é totalmente informatizado, cuidando sem interrupção de uma gama completa de serviços:

• controle de segurança pessoal nas portarias
• sistema de controle de acesso às garagens
• alimentação elétrica
• demanda de energia
• temperatura do ar ambiente
• fluxo de águas
• detecção e combate a incêndios
• circuito fechado de TV
• elevadores eletrônicos e hidráulicos
• administração da equipe permanente que mantém o Edifício
• geradores de emergência para fornecimento ininterrupto de energia aos inquilinos, em caso de falha na concessionária Eletropaulo